A criança é a chave para um mundo mais humano, justo e coletivo que traz dentro de si todo um potencial para se desenvolver na medida em que trabalha em um campo cheio de bons princípios, virtudes e que seja também estimulador. É na infância que vamos plantar as sementes para que nossas crianças possam promover a melhoria da humanidade através da aplicação de valores, a fim de que elas se desenvolvam em sua plenitude, tendo consciência de sua integridade (corpo e espírito) para alcançar todos os seus objetivos – que, em última análise, estão relacionados ao seu aperfeiçoamento contínuo na vida e em cumprir os propósitos de Deus.
O Colégio Cristão Maranata adota como prática metodológica a Abordagem Educacional por Princípios (AEP) baseando-se em uma proposta pedagógica que atende à LDB, às Diretrizes Curriculares Nacionais e que está em consonância com a BNCC, pois ela visa que o aluno atue com protagonismo em sala de aula, tornando-se reflexivo e capaz de trazer soluções a um mundo em constante mudança.
Cientes do objetivo do Colégio Cristão Maranata em contemplar a criança em sua totalidade, respeitando diferenças e particularidades, somando ao processo do cuidar e do educar o rico complemento da educação por princípios, vale ressaltar que nossa proposta de educação é para a vida e, por isso, vai além do âmbito acadêmico.
Buscando incansavelmente o amadurecimento de todos os aspectos pessoais e sociais, como ideais, atitudes, valores e autoconhecimento, esta abordagem propõe reflexões, questionamentos e respostas necessárias para uma ótima formação individual.
A AEP tem como base um trabalho de pesquisas que oferece ao aluno uma visão ampla do conteúdo estudado. O professor se prepara, desenvolvendo suas pesquisas autorais sobre os temas acadêmicos e, em classe, realiza um trabalho adaptado para cada faixa etária, levando os alunos a se interessarem por um tema e os conduzindo no processo de pesquisa com perguntas, experimentos, apresentando livros com figuras, vídeos e quaisquer outros recursos que ajude os estudantes a aprofundarem seus conhecimentos.
I. Pesquisar – identificar as definições e os rudimentos dos temas estudados em diversas fontes bibliográficas;
II. Raciocinar – identificar os princípios fundamentais que podem ser aplicados ao assunto estudado;
III. Relacionar – aplicar o conhecimento à vida, à família, à comunidade e ao cotidiano do estudante;
IV. Registrar – cada aluno faz um registro de suas pesquisas e descobertas. Este trabalho é produzido utilizando-se as artes: pintura, escultura, desenho, escrita, dentre outras formas.
A Abordagem por Princípios visa trabalhar com os rudimentos do conhecimento e com sete princípios de governo que ajudarão na formação do caráter de nossos alunos.
Como um dos maiores objetivos da Educação por Princípios é contribuir para que nossas crianças sejam adultos mais conscientes, íntegros e mais fortes psicológica, emocional e espiritualmente.
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