A linguagem é um dos maiores presentes de Deus para o homem. É o fator mais importante que
une os homens como seres humanos e é um dos meios mais importantes que Deus escolheu usar em
seu relacionamento com o homem.
O estudo da linguagem reflete a habilidade que Deus deu ao homem para organizar seus
pensamentos em um meio estruturado, lógico e racional para pensar e trocar pensamentos com
outros indivíduos. Essa estrutura e organização, por sua vez, refletem a lógica, a
razoabilidade e a ordem dAquele que criou o homem à Sua imagem.
A necessidade de conhecer outro idioma é uma característica da educação do século XXI. A
língua inglesa, por exemplo, faz parte do cotidiano de crianças e jovens brasileiros. Não
faz mais sentido esperar pela “idade ideal” para colocar o filho em uma escola de idiomas
quando existe a oportunidade de integrá-lo a um ambiente bilíngue na escola regular.
Atualmente, há bastante material científico e estudos que comprovam a relevância e
o benefício para o aluno que aprende uma língua adicional desde a primeira infância, sendo
eles:
- A infância é a melhor fase das conexões cerebrais. O estímulo correto potencializa a
aprendizagem do segundo idioma;
- Aprender a pensar e falar em idiomas diferentes contribui para a maturidade
cerebral;
- A capacidade fonética ainda está em formação na infância, proporcionando maior
facilidade na assimilação dos idiomas;
- Competência acadêmica: com o passar dos anos, o estudante completa as habilidades de
falar, escrever e escutar paralelamente à língua materna;
- Expansão da visão de mundo ao estudar e vivenciar práticas culturais de diferentes
nações;
- Para a realidade das escolas cristãs: conseguir orar, cantar ou decorar um versículo
em outro idioma é a oportunidade de viver integralmente no local para onde Deus os
enviar. A formação de líderes competentes e íntegros está na missão da educação
cristã.
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