Como pais, vocês querem o melhor para seus filhos. Pais envolvidos ajudam seus filhos a ter
sucesso e o primeiro passo para o sucesso deles é escolher uma instituição educacional que
invista em seus filhos do jeito que você faz.
O entendimento do linguista Noah Webster (1828) a respeito “do que é educação” faz muito
sentido para o processo de aprendizagem escolar, à medida que considera que “educação é toda
série de instrução e disciplina” que são vivenciadas para: a) iluminar o entendimento; b)
corrigir o temperamento; c) formar atitudes e hábitos; d) preparar para uma vida útil. A
bíblia enfatiza que o ensino deve habilitar o homem para exercer toda obra de modo perfeito
(II Timóteo 3:17).
A educação cristã, além do comprometimento em comunicar o conhecimento estruturado
historicamente (conteúdos curriculares), faz a apresentação à luz da revelação bíblica, ou
seja, o centro do processo está em Deus, “pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória para sempre!” (Romanos 11:36). Todo esforço educativo visa o cultivo da
verdade e hábitos saudáveis para compreender a realidade, relacionando-se com o conhecimento
de modo honrado e que louve a Deus.
Aprender para viver bem envolve, sobretudo, o domínio da linguagem. A comunicação é uma
ferramenta indispensável para a sociedade, uma vez que estamos dependentes dela para o nosso
convívio. A escola está inserida nesse processo para oferecer a “estruturação” por meio do
ensino das múltiplas linguagens. Assim, espera-se que o estudante, ao findar o ciclo da
educação básica, esteja apto para usar a língua materna com propriedade e eficiência.
A linguagem é um dos maiores presentes de Deus para o homem. É o fator mais importante que une
os homens como seres humanos e é um dos meios mais importantes que Deus escolheu usar em seu
relacionamento com o homem.
O estudo da linguagem reflete a habilidade que Deus deu ao homem para organizar seus pensamentos
em um meio estruturado, lógico e racional para pensar e trocar pensamentos com outros
indivíduos. Essa estrutura e organização, por sua vez, refletem a lógica, a razoabilidade e a
ordem dAquele que criou o homem à Sua imagem.
A necessidade de conhecer outro idioma é uma característica da educação do século XXI. A língua
inglesa, por exemplo, faz parte do cotidiano de crianças e jovens brasileiros. Não faz mais
sentido esperar pela “idade ideal” para colocar o filho em uma escola de idiomas quando existe a
oportunidade de integrá-lo a um ambiente bilíngue na escola regular.
Atualmente, há
bastante material científico e estudos que comprovam a relevância e o benefício para o aluno que
aprende uma língua adicional desde a primeira infância, sendo eles:
- A infância é a melhor fase das conexões cerebrais. O estímulo correto potencializa a
aprendizagem do segundo idioma;
- Aprender a pensar e falar em idiomas diferentes contribui para a maturidade
cerebral;
- A capacidade fonética ainda está em formação na infância, proporcionando maior facilidade
na assimilação dos idiomas;
- Competência acadêmica: com o passar dos anos, o estudante completa as habilidades de
falar, escrever e escutar paralelamente à língua materna;
- Expansão da visão de mundo ao estudar e vivenciar práticas culturais de diferentes
nações;
- Para a realidade das escolas cristãs: conseguir orar, cantar ou decorar um versículo em
outro idioma é a oportunidade de viver integralmente no local para onde Deus os enviar. A
formação de líderes competentes e íntegros está na missão da educação cristã.
As pesquisas da neurociência aplicadas à aquisição de um novo idioma indicam que a
intencionalidade do ensino deve ser maior que a quantidade, ou seja, as escolas devem
apresentar um projeto estruturado e alinhado às capacidades comuns para cada faixa etária,
estimulando o desenvolvimento e o progresso dos estudantes nas habilidades auditivas,
comunicativas e escritas.
Diante disso, a imersão bilíngue proporciona um caminho sólido para que o estudante possa
aprender a pensar, com naturalidade, no segundo idioma sem a necessidade de tradução
simultânea. O inglês torna-se mais integrado à rotina escolar por meio da realização de
atividades contextualizadas, principalmente na primeira infância, período este em que as
crianças estão em grande desenvolvimento cognitivo para que a aquisição do segundo idioma
seja mais efetivo.
A apresentação dos conteúdos curriculares em inglês – com o apoio de recursos pedagógicos:
canções, histórias, dramatizações e filmes, por exemplo – evidenciam o diferencial da
imersão bilíngue: tornar o idioma uma ferramenta de comunicação significativa.
Para que este conceito seja uma realidade, a Abeka (editora cristã norte-americana afiliada
à Pensacola Christian College, na Flórida/EUA, serve a diversas instituições em vários
países desde 1972, fornecendo soluções educacionais com rigor acadêmico, dentro de uma
perspectiva cristã) possibilita a utilização de um currículo internacional cristão para
elevar o aprendizado dos estudantes. Nossos professores recebem capacitação diretamente dos
educadores americanos para utilizar a abordagem e os recursos da Abeka com excelência.
A abordagem de Aprendizagem em Espiral da Abeka começa com o básico, progredindo para uma
compreensão mais profunda em momentos apropriados para a idade. Há uma ênfase contínua na
revisão para fins de domínio, reforçando conceitos específicos e avançando para uma maior
complexidade. Todos os anos e em todas as disciplinas, os conceitos são reintroduzidos e
aplicados de novas maneiras, assim, cada vez que uma criança revisita o material, o conteúdo
que ela aprendeu é reforçado. Isso significa que as crianças têm múltiplas oportunidades
para dominar o que aprenderam.
A Abeka também defende que a bíblia fornece a única explicação razoável para a origem do
universo, do homem e da linguagem; acredita que o propósito da linguagem humana é a
comunicação da verdade de Deus; e acredita que existem padrões aos quais o homem deve aderir
na linguagem como em toda a vida. Por fim, é por isso que os livros enfatizam a estrutura,
as regras, as análises e o tipo de prática que visa o domínio; por isso a importância da
ortografia correta e a ampliação contínua do vocabulário de cada aluno e é por isso que se
enfatiza a melhoria contínua das habilidades de escrita.
Deus nos deu a Grande Comissão de comunicar Sua verdade à humanidade, e devemos usar as
melhores ferramentas disponíveis para realizar esse objetivo. É preciso garantir que as
lições que seu filho aprende hoje não durem apenas alguns dias, mas sim uma vida inteira!
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