ABEKA

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Educação cristã

Como pais, vocês querem o melhor para seus filhos. Pais envolvidos ajudam seus filhos a ter sucesso e o primeiro passo para o sucesso deles é escolher uma instituição educacional que invista em seus filhos do jeito que você faz. O entendimento do linguista Noah Webster (1828) a respeito “do que é educação” faz muito sentido para o processo de aprendizagem escolar, à medida que considera que “educação é toda série de instrução e disciplina” que são vivenciadas para: a) iluminar o entendimento; b) corrigir o temperamento; c) formar atitudes e hábitos; d) preparar para uma vida útil. A bíblia enfatiza que o ensino deve habilitar o homem para exercer toda obra de modo perfeito (II Timóteo 3:17).

A educação cristã, além do comprometimento em comunicar o conhecimento estruturado historicamente (conteúdos curriculares), faz a apresentação à luz da revelação bíblica, ou seja, o centro do processo está em Deus, “pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre!” (Romanos 11:36). Todo esforço educativo visa o cultivo da verdade e hábitos saudáveis para compreender a realidade, relacionando-se com o conhecimento de modo honrado e que louve a Deus. Aprender para viver bem envolve, sobretudo, o domínio da linguagem. A comunicação é uma ferramenta indispensável para a sociedade, uma vez que estamos dependentes dela para o nosso convívio. A escola está inserida nesse processo para oferecer a “estruturação” por meio do ensino das múltiplas linguagens. Assim, espera-se que o estudante, ao findar o ciclo da educação básica, esteja apto para usar a língua materna com propriedade e eficiência.

IMERSÃO BILÍNGUE

A linguagem é um dos maiores presentes de Deus para o homem. É o fator mais importante que une os homens como seres humanos e é um dos meios mais importantes que Deus escolheu usar em seu relacionamento com o homem. O estudo da linguagem reflete a habilidade que Deus deu ao homem para organizar seus pensamentos em um meio estruturado, lógico e racional para pensar e trocar pensamentos com outros indivíduos. Essa estrutura e organização, por sua vez, refletem a lógica, a razoabilidade e a ordem dAquele que criou o homem à Sua imagem.

A necessidade de conhecer outro idioma é uma característica da educação do século XXI. A língua inglesa, por exemplo, faz parte do cotidiano de crianças e jovens brasileiros. Não faz mais sentido esperar pela “idade ideal” para colocar o filho em uma escola de idiomas quando existe a oportunidade de integrá-lo a um ambiente bilíngue na escola regular.

Atualmente, há bastante material científico e estudos que comprovam a relevância e o benefício para o aluno que aprende uma língua adicional desde a primeira infância, sendo eles:

- A infância é a melhor fase das conexões cerebrais. O estímulo correto potencializa a aprendizagem do segundo idioma;

- Aprender a pensar e falar em idiomas diferentes contribui para a maturidade cerebral;

- A capacidade fonética ainda está em formação na infância, proporcionando maior facilidade na assimilação dos idiomas;

- Competência acadêmica: com o passar dos anos, o estudante completa as habilidades de falar, escrever e escutar paralelamente à língua materna;

- Expansão da visão de mundo ao estudar e vivenciar práticas culturais de diferentes nações;

- Para a realidade das escolas cristãs: conseguir orar, cantar ou decorar um versículo em outro idioma é a oportunidade de viver integralmente no local para onde Deus os enviar. A formação de líderes competentes e íntegros está na missão da educação cristã.

As pesquisas da neurociência aplicadas à aquisição de um novo idioma indicam que a intencionalidade do ensino deve ser maior que a quantidade, ou seja, as escolas devem apresentar um projeto estruturado e alinhado às capacidades comuns para cada faixa etária, estimulando o desenvolvimento e o progresso dos estudantes nas habilidades auditivas, comunicativas e escritas.

Diante disso, a imersão bilíngue proporciona um caminho sólido para que o estudante possa aprender a pensar, com naturalidade, no segundo idioma sem a necessidade de tradução simultânea. O inglês torna-se mais integrado à rotina escolar por meio da realização de atividades contextualizadas, principalmente na primeira infância, período este em que as crianças estão em grande desenvolvimento cognitivo para que a aquisição do segundo idioma seja mais efetivo.

A apresentação dos conteúdos curriculares em inglês – com o apoio de recursos pedagógicos: canções, histórias, dramatizações e filmes, por exemplo – evidenciam o diferencial da imersão bilíngue: tornar o idioma uma ferramenta de comunicação significativa.

Para que este conceito seja uma realidade, a Abeka (editora cristã norte-americana afiliada à Pensacola Christian College, na Flórida/EUA, serve a diversas instituições em vários países desde 1972, fornecendo soluções educacionais com rigor acadêmico, dentro de uma perspectiva cristã) possibilita a utilização de um currículo internacional cristão para elevar o aprendizado dos estudantes. Nossos professores recebem capacitação diretamente dos educadores americanos para utilizar a abordagem e os recursos da Abeka com excelência. A abordagem de Aprendizagem em Espiral da Abeka começa com o básico, progredindo para uma compreensão mais profunda em momentos apropriados para a idade. Há uma ênfase contínua na revisão para fins de domínio, reforçando conceitos específicos e avançando para uma maior complexidade. Todos os anos e em todas as disciplinas, os conceitos são reintroduzidos e aplicados de novas maneiras, assim, cada vez que uma criança revisita o material, o conteúdo que ela aprendeu é reforçado. Isso significa que as crianças têm múltiplas oportunidades para dominar o que aprenderam.

A Abeka também defende que a bíblia fornece a única explicação razoável para a origem do universo, do homem e da linguagem; acredita que o propósito da linguagem humana é a comunicação da verdade de Deus; e acredita que existem padrões aos quais o homem deve aderir na linguagem como em toda a vida. Por fim, é por isso que os livros enfatizam a estrutura, as regras, as análises e o tipo de prática que visa o domínio; por isso a importância da ortografia correta e a ampliação contínua do vocabulário de cada aluno e é por isso que se enfatiza a melhoria contínua das habilidades de escrita.

Deus nos deu a Grande Comissão de comunicar Sua verdade à humanidade, e devemos usar as melhores ferramentas disponíveis para realizar esse objetivo. É preciso garantir que as lições que seu filho aprende hoje não durem apenas alguns dias, mas sim uma vida inteira!